Postagem fixa

Está no ar nosso curso preparatório para provas discursivas, focado nos concursos da Advocacia Pública.

Não deixe de conhecer nossa proposta de preparação para as temidas provas discursivas, focado em domínio teórico de todos os elementos que estão em jogo em qualquer prova discursiva, para aperfeiçoar a prática.

Clique no link seguir:

O curso foi totalmente desenvolvido e ministrado pelo Professor Denis França.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

"Ah, estou só estudando" - aprendendo com Zezé de Camargo

Você sabia que um cantor sertanejo famoso pode nos ajudar na preparação para concursos? É isso mesmo!

Na última semana foi muito repercutida a entrevista dada por Mirosmar José de Camargo, o Zezé de Camargo, à Revista Veja, com afirmações polêmicas sobre sua própria vida, tais como as seguintes (clique aqui para ver):

  • “Se eu não tivesse o talento para cantar e compor, a gente estaria até hoje arranhando a barriga do tatu. No fim das contas, eu a livrei de uma fria: o cara com quem a Zilu terminou o noivado para ficar comigo hoje em dia vende coxinha em Goiânia”.
  • “Antigamente, se me perguntavam isso, eu dizia: ‘Se traí, não vou lhe contar. Se falar que não traí, você não vai acreditar’. Mas, sim, tive outros relacionamentos. Quando É o Amor entrou no topo das paradas, todas as mulheres com quem sonhei passaram a dar bola para mim. E, é claro, saí com algumas delas. Agora, esse tipo de revelação só confirma a força da Zilu. Porque, apesar de ter tido esses relacionamentos, eu nunca saí de casa. E não saí porque eu sabia que ela é uma grande mulher”.
Mas como as declarações do nosso Mirosmar podem ajudar quem está fazendo concursos?

Anote e guarde essa frase com você: "não diga tudo o que sabes sem saberes a quem dizes".

Tem coisas que não se faz (trair é feio, hein?), e tem coisas que não se fala (às vezes ela seria mais feliz com um vendedor de coxinhas fiel).

E então a pergunta que faço para você, concurseiro, é a seguinte: para quem você anda contando seus planos de estudar e ser aprovado num concurso? Você já pensou que quando faz muita publicidade dos seus objetivos você pode estar apenas aumentando a pressão sobre você mesmo?

Nós sabemos que os resultados nos concursos muitas vezes não chegam com a velocidade que nós gostaríamos. É necessário um bom tempo de estudos, amadurecimento, e às vezes até uma dose de sorte, porque é tão comum ver gente boa e preparada que ainda não conseguiu a sonhada aprovação. 

Mas nem tudo mundo sabe disso. E ainda tem gente que acha que é fácil!

E ocorre que a pressão em torno de nós pela resolução da vida profissional é sempre imensa. Não estou dizendo que você deva fazer dos seus planos necessariamente um segredo, mas apenas que deve haver muito cuidado com o que se diz para não aumentar ainda mais a pressão em tempos já complicados como esses de estudar.

Você pode até postar aquela foto linda de uma mesa com livros coloridos e bem arrumados ao lado de canetas marca texto logo de manhã, antes mesmo de começar a estudar. Mas deve estar ciente de que quando você faz uma postagem dessas está contando aos quatro ventos que estuda muito, aumentando as expectativas externas em torno da sua aprovação.

Muitas pessoas, sobretudo aquelas que não tem forças para buscar uma posição profissional melhor, adoram criticar quem está estudando e fazer insinuações do tipo: "mas ainda está estudando, não passou ainda?" 

Portanto, a minha sugestão é que você se proteja desse tipo de coisa prestando muita atenção no que você conta para quem e aproveitando o ensinamento que nos deixa Zezé de Camargo: cuidado ao contar tudo da sua vida por aí, principalmente se você já não for um multi-milionário, como ele. Isso pode te prejudicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário